Sobre


PARQUE NATURAL MUNICIPAL MATA DA CÂMARA
A partir de 1895 começou a ser adquirida pelo município com a autorização da Câmara de Vereadores, o espaço conhecido hoje como Mata da Câmara. Naquela época a Câmara de vereadores tomava as decisões necessárias e conduzia o destino da cidade, não existindo a figura do prefeito. Com o intuito de proteger as nascentes e fornecer água para a cidade, glebas de terra foram sendo adquiridas e incorporadas totalizando aproximadamente 52,85 alqueires (1.278.903 m²).
Devido a atuação dos vereadores diante dos fatos o espaço denominado Manancial Boa Vista, passa a ser conhecido pela população como mata que pertence a Câmara-MATA DA CÂMARA.
Em 11 de dezembro de 1963, pela Lei N° 524, o prefeito Mario Luiz Campos de Oliveira, cria o -PARQUE MUNICIPAL DE TURISMO, que seria instalado na Mata da Câmara, devido ao espaço ter deixado de ser prioritário no abastecimento de água da cidade.
Remanescente da Mata Atlântica; constitui junto com outras áreas verdes a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do estado de São Paulo.
Em 29 de outubro 1982, pela Lei N° 1300, se torna a Primeira Estação Ecológica de São Roque, na gestão do prefeito Antônio Carlos Moya de Oliveira.
No ano de 1991, coordenado pelo Osvaldo Sorriso inicia-se um abaixo assinado para que a Mata da Câmara se torne um Parque Ecológico, pois no ano anterior (1990), o município de São Roque havia conquistado o título de Estância Turística, documento esse encaminhado ao Secretário do Meio Ambiente senhor Édis Milaré, em Janeiro de 1993.
Em novembro de 1993, a ASSOCIAÇÃO DA JUVENTUDE ECOLÓGICA (AJE), hoje denominada ASSOCIAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO JORNADA ECOLÓGICA (IBRAJE), se reúne na Praça da Matriz de São Roque para apresentar o Projeto do Parque Ecológico para a Mata da Câmara, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado.
Remanescente da Mata Atlântica é declarada em 9 de junho de 1994 pela UNESCO, junto com outras áreas verdes como RESERVA DA BIOSFERA DO CINTURÃO VERDE DA CIDADE DE SÃO PAULO, e parte integrante da RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA, devido a seu relevante valor ambiental e humano.
Pela Lei °2499, de 19 de março 1999, se transforma em PARQUE NATURAL MUNICIPAL MATA DA CÂMARA, pelo prefeito Efaneu Nolasco Godinho.
A ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL “MATA DA CÂMARA” foi inaugurada em 09 de setembro de 2000.
Em 22 de fevereiro de 2019, por meio do Decreto 8.980 o IBRAJE recebe a outorga de PERMISSÃO DE USO da Mata da Câmara.






